4 de out. de 2010

CURSO: A HISTÓRIA DA TECNOLOGIA DO CINEMA


ATENÇÃO:
Comunicamos que o curso dos dias 25, 26 e 27/10 será cancelado, agradecemos a compreensão de todos.
Qualquer dúvida estamos a disposição, envie um email para:
tercariocarioca@gmail.com

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES

A história da tecnologia do cinema

Professor Rafael de Luna Freire
Doutorando em cinema na UFF (Universidade Federal Fluminense), com passagem pela UCLA (University of California), realiza pesquisas em História do Cinema Mundial e Brasileiro e Preservação Audiovisual, tendo trabalhado na Cinemateca do MAM-RJ, com cursos na Filmoteca Española (Madrid) e na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Los Angeles).
SERÁ EMITIDO CERTIFICADO AO FINAL DO CURSO!!!


De onde veio o cinema: o Pré-cinema e a criação do cinematógrafo.
Convencionou-se dizer que o cinema surgiu em 1895, em Paris, com os irmãos Lumière, mas o que veio antes disso? O chamado "pré-cinema", com os diversos tipos de espetáculos populares, invenções tecnológicas e trabalhos científicos, será apresentado através de uma longa trajetória que culminou com a consolidação da filmagem e projeção de imagens fotográficas em movimento. Do teatro de sombras às projeções de lanternas mágicas, uma fascinante história precedeu o que nós hoje conhecemos como o cinema.
Observação: Durante a aula será realizada uma projeção de lanterna mágica!

O som no cinema (silencioso e sonoro)
Antes do surgimento do "cinema sonoro" no final da década de 1920, várias experiências pioneiras já tinham sido tentadas para dotar os filmes de acompanhamento de vozes, músicas e ruídas. A aula apresentará algumas das mais engenhosas tentativas de unir o som às imagens, exibido filmes raros que mostram que o cinema silencioso nunca foi totalmente mudo. Discutiremos ainda os processos que levaram à consolidação do cinema falado (Vitaphone, da Warner, Movietone, da Fox) e as novidades que se seguiram nessa trajetória, como o cinema estereofônico, o sistema Dolby e, finalmente, o digital.


A cor no cinema
O cinema nunca foi totalmente preto e branco, pois desde os seus primórdios já existiam processos e meios de dotar de cores as imagens fotográficas projetadas nos cinematógrafos. Apresentando e discutindo os processos que foram utilizados durante o cinema silencioso, como os filmes pintados à mão, tintados e virados, como a cor foi inicialmente utilizada pelo cinema e sua significação estética. Abordaremos ainda a consolidação do Technicolor e do filme tri-capa (Eastmancolor) entre os anos 1930 e 1950 que ajudaram a associar o preto-e-branco ao passado do cinema, buscando investigar ainda o papel da cor na estética do cinema.

Desenho: Cinerama


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